terça-feira, 28 de julho de 2015

Disciplina é liberdade


Algo curioso vem acontecendo, sinto vontade de continuar fugindo, gostaria de ficar trancado num quarto sem contato com ninguém, exceto alguns livros ( sem essa de livros de auto ajuda ). Não sei oque estou buscando, mas sei muito bem do que estou fugindo, estou correndo da pobreza espiritual, da fraqueza, da auto piedade e da inadequação. Sei que as vezes as pessoas me consideram um pouco maluco, e que tenho o costume de dar embasamento pra isso, o que eles não sabem é que estou fugindo. Estou de férias da minha universidade, internado num lugar inóspito dentro do meu próprio eu, em contato com a figura que era, parece até bobagem dizer, mas me dou o luxo de mudar minhas convicções quase sempre, e sempre mudo. O Problema de ter a mente aberta é só esse; não consegui fechar a mente pra nada. Não me cabe falar aqui quais cursos eu fiz e quais  quero fazer, isso não importa, não que importasse alguma coisa que escrevi até agora, só acho que estou numa idade de vital importância, e as escolhas e o tempo livre que hoje tenho estão prestes a acabar, e eu não quero olhar pra trás com remorso.

Eu preciso de força pra persistir, força pra resistir. Segundo a física, força pode ser definida como uma causa da modificação do estado de repouso ou de movimento de um corpo. E preciso me 'deformar', não posso mais permanecer no meu estado de repouso, na minha caixinha de conforto. Ahh mas se abrir pras coisas novas é muito difícil! Eu não me sinto estimulado pra tanto, mas é preciso. 

Estou criando grades novas de horário pra estudos, pois preciso organizar a leitura dos meus livros. Estou comprando mais do que lendo, isso não é legal. Sobre os livros que estou lendo? Ahh, só preciso terminar de ler:

1.O Vermelho e o Negro de Stenhal

2. O universo numa casca de noz de Stephen Hawking

3. Introdução a tragédia de Sófocles de Nietzche

4. Só por hoje Renato Russo e para sempre. (Diário do Renato Russo)

5. O discurso do método de Descarte

6. Meditações cartesianas de Edmund Husserl.






Uffa! Será que consigo ler todos eles em um mês? Eu tenho tempo de sobra! Só preciso de disciplina pra alinhar as coisas, uma coisa de cada vez! O Livro 1 é a única narrativa dessa lista, o livro 2 é uma releitura assim como o 3. O livro 5 é requisito pra leitura do 6, e por fim, o livro 4, o diário do Renato, foi lançado semana passada a contar da data que estou escrevendo isso. É sem dúvida sensacional porem bastante intimo, e eu não tenho certeza se o Renato gostaria que as pessoas lessem sua 'confissões'. Aliás, foi esse livro que me influenciou a fugir também, pois o diario foi escrito em torno de um mês numa clínica de reabilitação. Eu costumava me trancar pro mundo só que dessa vez eu faço acompanhado de seus temores e receios, está sendo uma experiencia única. Mesmo embora eu tenha devorado mais da metade de 'um mês' em dois dias (Estou com dó de terminar de ler).

OBS: Acho que irei usar os discursos dos métodos Cartesiano como introdução nas aulas de filosofia que possivelmente irei ministrar, considero o 'cogito ergo sun' uma boa proposta pra isso. 

Ahh, só mais uma coisa... 

Já que falei no Renato Russo, gostaria de deixar uma frase de uma das músicas do Legião Urbana;

"Até bem pouco tempo atrás poderíamos mudar o mundo...

                                                              ...Quem roubou nossa coragem?"







2 comentários:

  1. Fiquei com vontade de ler o de Renato (: Adoro ler muito em casa, as férias são pra isso kkkk Desejo sorte com a reabilitação, e coragem.

    ResponderExcluir